O artigo científico pode se categorizar como um trabalho monográfico que se apresenta em forma sintética e objetiva. Pode ser definido como “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas de conhecimento”, ou seja, sua função principal é relatar resultados com muita originalidade, provenientes de uma boa pesquisa.
Segundo as normas da ABNT, é constituído de elementos pré-textuais (título, nome do autor, resumo, breve currículo do autor no rodapé); textuais (introdução formada pelo problema de pesquisa, objetivos, justificativa e metodologia; desenvolvimento do artigo correspondente à Revisão da Literatura e considerações finais ou conclusão) e elementos pós-textuais (referências bibliográficas; apêndice e anexos, que são opcionais).
Você precisa conhecer como é a organização do artigo científico segundo a ABNT, pois existem muitos elementos a serem considerados na hora de definir as partes de um artigo segundo a normatização ABNT.
Portanto, precisamos começar conhecendo quais são os elementos constituintes de um artigo científico e após isso, iremos partir para as partes que apresentarão as normas vigentes da ABNT 2020 para cada um dos itens estruturais.
Além das normas voltadas aos trabalhos acadêmicos, a ABNT editou a Norma Brasileira 6022/2003, que estabelece regras de formatação para artigos científicos.
Considerando que diversas faculdades no Brasil já adotam o modelo de artigo científico como trabalho de conclusão de curso, reunimos aqui todas as regras que devem ser observadas na formatação do seu artigo.
Embora a NBR 6022/03 não estabeleça regras sobre fontes, margens e espaçamentos, sugerimos a utilização das mesmas regras aplicadas em monografias e outros trabalhos acadêmicos:
Fonte: tamanho 12, com exceção das notas de rodapé, citações de mais de três linhas, paginação e legendas de imagens, que deverão ser de menor tamanho.
Margens: esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm.
Espaçamento: deverá ser de 1,5, com as seguintes exceções, que deverão adotar espaçamento simples:
- citações de mais de três linhas
- notas de rodapé
- referências
- legendas das ilustrações e tabelas
É preciso criar um artigo científico que possua contribuições significativas dentro da sua área de conhecimento, e que, além disso, demonstre cuidado com a formatação do trabalho científico.