Regras ABNT e formatação

As regras da ABNT 2016 são fundamentais para a formatação dos trabalhos acadêmicos, principalmente os que são para conclusão de curso.

Como deve ser a estrutura do trabalho?

Capa: deverá conter nome da instituição – curso – Nome do Autor – título do trabalho – cidade e ano.

Folha de rosto: nome do aluno, título do trabalho, breve nota descritiva onde terá o objetivo do trabalho e nome do orientador, cidade e ano.

Folha de Aprovação: nome do aluno, data de entrega do trabalho com cidade e ano. Além disso uma breve nota descritiva onde terá o objetivo do trabalho e nome do orientador. Algumas instituições exigem a composição da banca examinadora.

Agradecimentos/Dedicatória: aqui o aluno presta homenagens e faz agradecimentos (Pode ser aos pais, professores, amigos que apoiaram o trabalho etc). São elementos opcionais.

Resumo: texto de até 500 palavras e com apenas um parágrafo com as principais ideias do trabalho; palavras-chave.

Sumário: apresenta o conteúdo por meio da enumeração das páginas. Nosso sumário é automático, remetendo com um só clique às respectivas seções do trabalho (capítulos, sub-capítulos)

Introdução: deve conter o tema que serão tratados no trabalho, sua contextualização, além da justificativa, objetivos geral e específicos, metodologia utilizada.

Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.

Conclusão/Considerações Finais: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto de maneira geral.

Quais são as regras de formatação?

Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.

Margens: seguem as determinações das instituições.

Texto: o texto deve ser escrito com fonte Arial ou Times New Roman, com as letras no tamanho 12; justificado e cor em automático.

Notas de rodapé: letras com tamanho menor que 12 e espaçamento simples; sem recuo.

Citações: se for em sistema autor-data, uma citação indireta (SOBRENOME DO AUTOR, ANO). Se for uma citação direta curta, seguirá as mesmas normas, mas deverá acrescentar a página de onde foi extraída e deixar entre aspas. (SOBRENOME, ANO, PÁGINA X). Caso a citação direta possua mais de 3 linhas, deve-se obedecer um recuo diferenciado, normalmente de 4 cm da margem esquerda, tamanho de letra reduzido (normalmente 10) em relação ao texto do documento e espaçamento simples. Pode-se optar pelo sistema numérico com notas de rodapé.

Referências, segundo a ABNT:

Livro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito ou itálico, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

No entanto, esta é uma parte complexa do trabalho e as normas deverão ser consultadas. Há ainda normas Vancouver e APA.

Precisando de ajuda para formatar seu trabalho nas normas da ABNT, APA, Vancouver?

Conte conosco!

Precisando de um orçamento

* Retornamos em até 24 horas.